Depois de dedicar tempo e esforço para adquirir novos conhecimentos, nada melhor do que compartilhar suas novas habilidades e impulsionar sua carreira. Que tal saber mais sobre os certificados Alura? 



Qual é a importância de um certificado?

O certificado é uma comprovação de conhecimento que abre portas para novas oportunidades e progressão de carreira. Além disso, demonstra também seu interesse em sempre se atualizar e aprimorar seus conhecimentos.

Na Alura, consideramos que o mais importante é o aprendizado e o domínio na prática, mas, vale lembrar que a apresentação dos certificados é solicitada em diversas ocasiões. Ter essa diferenciação profissional, de uma Instituição reconhecida como a Alura, pode enriquecer o seu currículo.



Ao terminar um curso, recebo algum certificado?

Após a conclusão de cada curso, o certificado será disponibilizado de forma digital no seu perfil. Ao completar uma formação, você também terá acesso a um certificado com todas as informações e cursos que fazem parte da trilha.


Para acessar seus certificados disponíveis, basta seguir as orientações:

  1. Acesse seu dashboard;

  2. Clique no seu nome no canto superior direito para abertura do menu suspenso;

  3. Ao abrir o menu suspenso, selecione “Perfil & Certificados”.


Descendo a tela, você verá seus “Cursos concluídos”. Ali, você poderá acessar os certificados dos respectivos cursos clicando em “Certificado”.

Fique à vontade para baixar em PDF, traduzir, editar e até mesmo imprimir seu certificado. Esse é o momento de comemorar e compartilhar com sua rede seus conhecimentos! Saiba como compartilhar seu 
certificado no LinkedIn aqui



Quais tipos de certificados são gerados? 

Para comprovar os conhecimentos adquiridos ao longo dessa jornada, temos três tipos de certificados:


  • Certificado do curso: para comprovar a conclusão de um curso único;


  • Certificado de Formação: para comprovar a conclusão da trilha completa da formação, com todos os cursos listados, carga horária, data de finalização e atividades;


  • Certificado completo: um compilado com tudo o que você já conquistou!


Vale ainda dizer que, para um curso concluído, o certificado pode ser gerado em dois formatos:

  • Padrão: data de término, carga horária estimada e atividades concluídas, conforme os exemplos acima;

  • Formal: além das informações do certificado “padrão”, o certificado formal inclui a data de início do curso.



Como baixar meu certificado Alura em PDF?

Assim que abrir seu certificado, conforme passo a passo descrito na primeira pergunta deste artigo, você identifica o botão “Baixar certificado”. Após clicar, na caixa de seleção “Destino”, escolha a opção “Salvar como PDF”.

Agora, basta clicar no botão “Salvar” e escolher em qual pasta do seu computador deseja salvar seu certificado. 



O certificado possui autenticação? 

Sim. Todo certificado possui um endereço único para garantir sua autenticidade.

Você pode encontrar esse endereço no lado direito, na vertical do próprio certificado:




Os cursos são reconhecidos pelo MEC?

Nossos cursos são extracurriculares ou “livres”, como algumas pessoas chamam. Não há certificação do MEC para entrarem na categoria de superior, técnico ou tecnólogo.


Apesar disso, nossos certificados tem grande relevância no mercado, além da possibilidade de serem apresentados para estágios e horas complementares (a depender de cada instituição). 



Agora que você tem todas as informações sobre seus certificados, pode começar a colecionar conhecimento e compartilhar o que tem aprendido por aqui. Ficou com alguma dúvida? Vem conversar com a gente no WhatsApp ou abrir seu ticket aqui